5 Erros mais comuns que as pessoas cometem nas redes Sociais

O mundo das mídias sociais é altamente atrativo. Devido a fácil usabilidade e resultados exponenciais de seguidores e curtidas, alguns detalhes importantes acabam sendo deixados para trás. Gerenciar redes sociais pode ser uma aventura ao acaso ou então se tornar algo profissional. Antes de mergulhar no mundo das redes sociais fique atento para não cometer erros. Listamos 5 erros mais comuns que você não deve cometer quando pensar em mergulhar nesse mundo das redes sociais.

1) Não pesquisar sobre seu mercado

É necessário entender muito bem o seu público, onde ele está, quais sãos seus interesses, seus anseios, sonhos e desejos. Entender o seu produto, principalmente os benefícios dele é de extrema importância. Acompanhamento dos concorrentes é uma boa estratégia para entender estes movimentos. Esta etapa pode evitar que você gaste tempo e dinheiro com passos errados

2) Não planejar

As pessoas não investem tempo planejando as coisas e depois acabam tendo que gastar tempo refazendo tudo. Planejamento é outro passo importantíssimo nas mídias sociais.
O planejamento vai mais além do que marcar o que postar e a data e o horário. É necessário pensar no conteúdo, anotar os resultados e desempenho das publicações.

3) Não ter coerência

Ficar atento as notícias e aproveitar assuntos dos momentos é importante para gerar conexão com seu público e ter conteúdo atualizado. Porém não se esqueça de adequar isto ao conceito dos seus produtos ou serviços. Evite polêmicas. Se for usa-las, tenha certeza de que esta estratégia irá trazer mais benefícios e seguidores do que problemas e discussões raivosas e prejudiciais a sua imagem. Lembre-se sempre de adaptar uma notícia ou os assuntos do momento ao seu negócio.

4) Facilite as coisas para sua audiência

Sua comunicação e linguagem de escrita é simples de ser entendida pelos seus seguidores? Se a pessoa gostar do seu conteúdo, ela consegue compartilhar facilmente? Você está usando todos os recursos das mídias sociais para se destacar frente aos seus concorrentes? O seu cliente acha todas as informações sobre seus produtos ou serviços pela internet? Pense nisso! Sempre há alguma coisa a ser melhorada no seu negócio.

5) Não ser autêntico

Muitas pessoas investem em cenários, roupas diferenciadas, edições ultramodernas mas nada disso substitui a autenticidade. Seu público deve gostar de você ou dos seus serviços pelo o que você é. Caso faça alguma coisa “forçada” as pessoas identificarão isso facilmente e a adesão de novos seguidores ficará bem mais difícil. Whindersson Nunes, um dos maiores Yutubers do mundo, começou de forma simples, sem câmeras de alta tecnologia e sem cenários exuberantes (é assim até hoje), e nem por isso deixou de ser um destaque, muito pelo contrário. Veja um dos primeiros vídeos dele na internet:

Como pode ver, esses 5 erros são comuns mas muito fáceis de serem evitados. Fique atento, planeje, seja coerente, pesquise sobre seu público, e seja autêntico que os resultados aparecerão rapidamente.

Manoel Neto – Consultor de Marketing Digital.