Marketing Digital do Zero. É possível?

Começar marketing digital do ZERO é possível? Esta é a pergunta que mais me fazem. Por sinal o que mais vejo nas propagandas de quem vende cursos. E eu te digo. É possível sim!

Da mesma forma que é possível ir a pé de Curitiba até Salvador. Gosto de fazer esta analogia pois com ela é fácil entender o que esses gurus falam, mas te escondem ao mesmo tempo, sobre começar do zero, sem investimentos.

Mas o que significa começar do zero?

Antes de continuar, vamos definir o que é marketing digital do zero. Na minha definição é iniciar um projeto sem planejamento, sem objetivo, sem meta, sem recurso e sem conhecimento.

É possível você iniciar sua viajem até Salvador (a pé, não se esqueça) saindo só com a roupa do corpo, sem um trocado no bolso, sem um mapa ou bússola apenas com a ideia: “quero ir até Salvador”.

Você certamente passará por muitas dificuldades: terá de providenciar de alguma maneira abrigo, alimentação, materiais de higiene, um mapa, se informar com pessoas, cansaço, enfermidades, entre muitas outras coisas que acontecerão pelo caminho.

Superando tudo isso você poderá chegar até lá. Demorará muito, poderá até desistir durante o caminho, mas é possível. Não é mesmo?

Da mesma forma isto acontece no marketing digital. Você pode começar o seu negócio do zero. Mas encontrará muitas dificuldades que vão levar seu tempo e seu dinheiro para o ralo se não souber como supera-las.

O marketing digita do zero é uma armadilha. Gosto muito de usar a seguinte expressão: “Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”.

Da mesma forma isto acontece no mundo do “marketing digital do zero”. Gurus muitas vezes só querem vender o produto ou curso deles, porque muitas pessoas querem fazer fortuna na internet a qualquer custo, tanto quem vende quanto quem compra.

O marketing digital exige muito estudo e muito esforço. É necessário utilizar metodologias, definir personas, saber quem é o seu cliente, entender o processo de vendas (funil), entra tantas outras coisas. (Veja meu artigo sobre O que é marketing digital)

O papel de um consultor de marketing digital é o mesmo papel de um guia. Tem como objetivo mostrar os melhores caminhos, atalhos, ferramentas que você vai precisar para enfrentar essa jornada e aumentar as suas chances de êxito no final.

Em resumo, não acredite muito em fórmulas mágicas. Começar do zero sem investimentos é uma dela.

Se não sabe por onde começar a sua viagem no marketing digital, procure um guia!

Manoel Neto presta consultoria e mentoria de marketing para autônomos, profissionais liberais e empresas.